sábado, 23 de janeiro de 2016

Parte e todo




"Preocupado com uma única folha,você não verá a árvore.Preocupado com uma única árvore você não perceberá toda a floresta. Não se preocupe com um único ponto. Veja tudo em sua plenitude sem se esforçar." - Monge Takuan - mangá Vagabond
   O fragmento acima foi retirado do mangá Vagabond, que faz uma adaptação da história do famoso samurai Miyamoto Musashi. Durante a trajetória da vida do guerreiro, um monge o acompanhou, ensinando e desenvolvendo suas características, com o objetivo de aprimorá-lo na arte da espada. 
   Essa frase em destaque é marcante na obra, da qual pode-se retirar a essência budista, a prática de observação, com o reconhecimento da realidade como ela é. Apesar de parecer simples, muitos obstáculos impedem os seres humanos de verem o todo, ou sentirem-se pertencentes a ele.
  Uma das dificuldades da meditação é manter-se focado no presente, no que realmente está acontecendo a sua volta naquele momento. A mente divaga, os pensamentos vão para o futuro, passado, imaginam situações hipotéticas. E, assim, esquece-se de sentir a respiração do corpo, os pássaros cantando na rua afora, o som da madeira dilatando, o cheiro de incenso. Tudo isso ocorre devido ao foco estar nos pensamentos, ou em uma ação específica. Nós não possuímos falta de atenção, mas sim, atenção demais em um único objetivo. Por exemplo, uma pessoa sai a rua para ir à padaria, contudo, quando passa pela calçada, pouco antes de chegar ao seu destino, não repara em um morador de rua estendido no chão. Aquela situação é algo triste, porém frequente. Entretanto, a pessoa está concentrada em ir à padaria, e, muitas vezes, não reflete ou até mesmo observa aquele indivíduo. 
    Esses fatos acontecem, não porque o ser humano é ruim, mas faz parte de sua natureza. Sua mente, relacionando a frase inicial, fica preocupada com uma única folha, deixando de ver a árvore e consequentemente a floresta. Além disso, perante a tantos sofrimentos ao redor, muitos evitam se atentar aos fatores que os cercam. Ignorar para não sofrer. Sofrer para ignorar. É complicada nossa atitude impotente. Se observamos o todo e tentarmos mudá-lo, iremos encontrar inúmeras dificuldades, e muitas vezes, não será obtido sucesso, pois organizações muito maiores controlam praticamente os interesses nacionais.  
   Uma das únicas formas de tentar melhorarmos a atualidade é observar o todo, analisá-lo e ver de que forma a sua mudança individual pode fazer a diferença. Por pequena que seja será parte de algo, significativa para até os menores dos seres. Uma folha de uma árvore, uma árvore na floresta, uma floresta no todo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário